Caixa de velocidades sequencial

- Caixa de velocidades sequencial com dupla embraiagem!


 É um fato conhecido que o design da caixa de velocidades sequencial com dupla embraiagem possui  a técnica de funcionamento mais rápida e mais avançada actualmente disponível nos carros modernos. No entanto, esta tecnologia está especialmente disponível em carros de alta 'performance' e/ou carros de alta gama como por exemplo a transmissão com embraiagem dupla da Porsche com caixa PDK (Porsche Doppel Kupplungen), na  Volkswagen é montada a caixa DSG (Direct Shift Gearbox), a BMW instala a caixa DCT (Double Clutch Gearbox) ou os Mitsubishi Lancer Evo X montam uma caixa SST ( Sports Shift Transmission), a razão prende-se sobretudo por serem carros caros para projectar e produzir.



Além da BorgWarner para VW e da Getrag para BMW, o construtor Britânico Ricardo que produziu e construiu a caixa de velocidades para o Bugatti Veyron apresentou uma solução muito mais barata na construção do sistema de dupla embraiagem para  transmissões automatizadas manuais. Ricardo desenvolveu um sistema electromecânico linear que pode ser montado na unidade de separação da embraiagem.
Isto reduz o número de componentes necessários e assim, reduz peso, bem como a complexidade, auxiliando ainda mais as melhorias no consumo de combustível e a redução de emissões. É adequado para instalação em carros de gama mais baixa, pequenos citadinos bem como em veículos turisticos, comerciais e todo-terreno.
Ricardo diz que a tecnologia é super rápida  e sensível a actuar chegando mesmo a ser cerca de oito vezes mais rápido que um actual sistema de válvulas de accionadas hidraulicamente. De acordo com a empresa, o consumo de combustível também é melhorado cerca de 5%.
Podemos imaginar esta tecnologia como um próximo desenvolvimento conjuntamente com motores de baixa cilindrada para os carros mais comuns  que rolam nas nossa estradas...